Image Alt

Curso Técnico de Produção Agropecuária (TPA)

O Curso Técnico de Produção Agropecuária (TPA) tem como objetivo principal preparar alunos para o mercado de trabalho e/ou prosseguimento de estudos. A sua formação tem como base a aquisição de competências numa vertente muito prática e assente no saber fazer.

 

Durante os três anos do Curso, é dada especial relevância à programação, organização, orientação e execução de atividades de uma exploração agropecuária, sempre respeitando as normas relativas ao bem-estar animal e à preservação ambiental.

 

Para que sejam atingidos os objetivos com sucesso, a Escola conta com uma exploração agrícola com aproximadamente 100 hectares e um elevado número de valências, das quais se destacam: vinhas, pomares, estufas, hidroponia, oficina micológica, truticultura, aquaponia, apiário, vacaria, suinicultura, perdizes, patos, faisões, ovinos, galinhas autóctones, ovinos e uma quinta em modo de produção biológico.

 

À saída do Curso os alunos, além de um diploma de Curso Técnico de Produção Agropecuária, com equivalência ao 12º ano, têm também a carta de trator agrícola, cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos e Certificado de Aptidão Profissional no transporte de animais.

Componente Sócio-Cultural Componente Científica Componente Técnica
Português Matemática Mecanização Agricola
Inglês Biologia Economia e Gestão
Área de Integração Química Produção Agricola
Educação Física Transformação
Comunicação e Empreendedorismo Formação em Contexto de Trabalho
  • Extensões Rurais
  • Câmaras Municipais
  • Serviços do Ministério da Agricultura
  • Viveiros Florestais
  • Explorações Agícolas
  • Empresa de Venda de Produtos de Agropecuária
  • Associações/ Cooperativas Agrícolas
  • Zonas Agrárias/ Explorações Agro-turísticas

Formação realizada no âmbito de ciclo de estudo do curso  permite aos alunos a sua creditação nas seguintes áreas:

 

Acesso à carta de tratorista
A frequência e aprovação na disciplina de mecanização, permite ter acesso à categoria 3 – condução de máquinas agrícolas, desde que sujeito a um exame final.

 

 

 

 

 

 

 

Aplicador de fitofármacos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proteção e transporte de animais

DOWNLOAD
Brochura do Curso

Balanço muito positivo.

Foram três anos de bastante aprendizagem, pautados, simultaneamente, com momentos de diversão e de respeito

Judite Correia,

Experiências novas e espetaculares...

que contribuíram bastante para o meu crescimento, como aluno vem como pessoa, tais como viagens ao estrangeiro, por exemplo a Espanha, a França, a Estónia…. Sendo numa destas visitas onde encontrei o tema para a minha PAP, e outros novos métodos de produção agrícola utilizados noutros países.

João Martins,

O balanço é fantástico

Nas disciplinas não técnicas, como eramos um grupo pequeno quase era como ter uma aprendizagem individual e direcionada às dificuldades de cada um. E, tal só era possível porque o ensino era prestado por um grupo de docentes muito competente e dedicado”.

António Sousa,

Inscrição