Image Alt

Curso Operador de Jardinagem – CEF

Os Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF) constituem uma excelente oportunidade para os alunos concluírem o 3.º Ciclo do Ensino Básico através de um percurso formativo flexível, prático e adaptado aos seus interesses e aptidões. Estes cursos permitem simultaneamente adquirir competências profissionais que facilitam a integração no mercado de trabalho ou o prosseguimento de estudos e formação em níveis mais avançados.

A conclusão do curso com aproveitamento confere uma dupla certificação: a equivalência ao 9.º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de Nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações.

Ao longo da formação, os alunos desenvolvem competências técnicas, práticas e comportamentais fundamentais para o exercício da profissão, promovendo a autonomia, a responsabilidade, o espírito de iniciativa e a capacidade de adaptação aos desafios do mundo laboral.

A EPAMAC dispõe de instalações, equipamentos e recursos pedagógicos de excelência que proporcionam uma aprendizagem prática e contextualizada. A exploração agrícola e os espaços verdes da escola permitem aos alunos contactar diretamente com as técnicas e tecnologias utilizadas no setor, adquirindo experiência em ambientes reais de trabalho.

.

Atividades Principais

O Operador de Jardinagem é um profissional qualificado para executar tarefas de instalação, manutenção e conservação de jardins, parques, espaços verdes públicos e privados, contribuindo para a valorização ambiental e paisagística dos espaços.

 

Duração do Curso

O curso tem a duração de 2 anos letivos.

 

Condições de Acesso

  • 6º ano de escolaridade, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Idade igual ou superior a 15 anos;
  • Interesse na obtenção de uma certificação profissional.
Componente Sociocultural Componente Científica Componente Técnica
Português Matemática Aplicada Organizada em Unidades de Crédito
Inglês Ciências Naturais Estágio em Contexto de Trabalho
TIC
Educação Física
Cidadania e Mundo Atual
Higiene, S. Segurança no Trabalho

As saídas profissionais previstas para estes diplomados são:

  • Jardinagem | Manutenção de Espaços Verdes | Empresas de Jardinagem e Paisagismo | Viveiros | Centros de Jardinagem

A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade ou ainda um certificado de competências escolares e uma qualificação profissional de nível 2.

DOWNLOAD
Brochura do Curso

Balanço muito positivo.

Na EPAMAC eu estudei. Uma família construí. Um rumo encontrei Por entre uma história que escrevi Entre desafios e metas. Objetivos defini. De mão dada com as pessoas certas Feliz e em frente segui Gestão equina eu estudei, E o meu conhecimento enriqueci, Muitas aprendizagens recordarei Como fruto do que lá vivi.

Mafalda Cunha (24 anos), 2015-2017

Experiências novas e espetaculares...

que contribuíram bastante para o meu crescimento, como aluno vem como pessoa, tais como viagens ao estrangeiro, por exemplo a Espanha, a França, a Estónia…. Sendo numa destas visitas onde encontrei o tema para a minha PAP, e outros novos métodos de produção agrícola utilizados noutros países.

João Martins,

O balanço é fantástico

Senti-me desde logo integrado e conheci pessoas novas que fazem agora parte da minha vida. É raro sentir um ambiente familiar numa escola, mas na EPAMAC essa é a característica que mais destaco, tendo até superado todas as minhas expectativas.

Fancisco Soares (Curso TTAR), 2019-2020