
Erasmus + Sucseed
A EPAMAC é entidade coordenadora do projeto SUCSEED. Este projeto pretende Desenvolver Conhecimento e Competências Profissionais em Novas Ferramentas de Melhoramento de Plantas e Técnicas de Produção de Sementes para uma Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar no Meio Rural.
O projeto SUCSEED surge para enfrentar os desafios das alterações climáticas e da segurança alimentar, apostando no reforço do conhecimento técnico e prático das escolas de Ensino e Formação Profissional Agrícola. Através do uso de novas ferramentas digitais de melhoramento de plantas (NPBTs), o projeto pretende alinhar a formação agrícola com as necessidades atuais do setor das sementes, promovendo a utilização de materiais certificados e sustentáveis.
Além disso, o SUCSEED procura sensibilizar para os avanços biotecnológicos e capacitar professores e formadores através de programas de formação completos, workshops interativos e visitas a instituições inovadoras. 🚜🌱💡
Com esta iniciativa, queremos garantir que os jovens do ensino agrícola estejam preparados para um futuro mais sustentável e competitivo no setor agroalimentar!
Visite aqui o site da SUCSEED!
FICHA DE CAMPO
No âmbito do Projeto SUCSEED “Desenvolvimento de Conhecimentos e Competências Profissionais em Novas Ferramentas de Melhoramento de Plantas e Técnicas de Desenvolvimento de Sementes para a Agricultura Sustentável e a Segurança Alimentar”, a Visita Prática de Campo (Atividade A3) foi realizada com sucesso em Portugal, entre 21 e 25 de julho de 2025. Organizada pela EPAMAC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses) e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), esta actividade de formação intensiva teve como objectivo transformar as componentes teóricas do projecto numa experiência prática. A Visita de Campo proporcionou aos participantes uma oportunidade excecional para reforçar as suas capacidades técnicas em produção de sementes, melhoramento de plantas e utilização de Novas Ferramentas de Melhoramento de Plantas (NFMP), fomentando simultaneamente a colaboração entre docentes do ensino profissional, estudantes e profissionais dos setores da agronomia e da educação agrícola.
Veja mais AQUI


