Como produzir em Hidroponia?

A EPAMAC em 2015 / 2016 adquiriu e instalou mais uma valência (Hidroponia NFT), para produção de folhosas no setor da Produção Vegetal.

Hidrponia (hydro = água e ponos = trabalho ou atividade) é uma técnica de produção de culturas sem solo.

O sistema hidropónico NFT (Nutrient Film Technique), é uma técnica de cultura em que, as plantas desenvolvem o sistema radicular em água corrente que leva dissolvidos os nutrientes de que necessitam para o seu desenvolvimento normal e equilibrado.

Este sistema está instalado de forma a permitir a recirculação da solução nutritiva, sendo bombeada para as bancadas, percorrendo as mesmas alimentando as plantas e retornando ao depósito principal onde é monitorizada e corrigida em função dos parâmetros ideais definidos para cada cultura (EC,pH,O2).

Neste sistema, as plantas são cultivadas em calhas específicas, 80 cm acima do solo, as calhas tem por missão principal a sustentação das plantas e a condução da solução nutritiva. É um tipo de cultivo elevado do solo, por isso, isento de infestantes e bicharada, conferindo às plantas uma maior higiene e qualidade, conseguidas através do controle dos nutrientes e da água. economia de água, comparativamente com o sistema de terra é superior a 70%.  Acresce ainda, a ergonomia no manuseamento (está de pé a cuidar da sua horta), a maior e mais rápida produção, e mais importante, a sua horta pode estar em sua casa, junto a uma janela, na varanda, no terraço, no quintal ou no jardim.

Neste ano letivo 2019/2020 vai funcionar outro sistema de hidroponia DFT (Deep film technique), neste sistema não existem canais de cultivo, existe sim caixas de cultivo onde permanece uma lâmina de solução nutritiva.

O sistema radicular flutuante, DFT, floating ou piscina é uma técnica de cultivo em água onde as plantas são suspensas numa placa em contacto com uma solução nutritiva, que lhes proporciona os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Com este método de cultivo hidropónico, não é necessário usar qualquer tipo de substrato, uma vez que as raízes devem permanecer na água em todo o tempo, graças a isso é possível ter uma economia significativa desse e de outros recursos.

Este sistema é fácil de usar e oferece uma produção maior em comparação com outros métodos de cultivo. Da mesma forma, graças às suas características, é possível produzir mais alimentos saudáveis e livres de produtos químicos.

 

(Docente, Armando Calisto)